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ENTENDENDO E CELEBRANDO AS CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

A Síndrome de Down, também conhecida como trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética, na qual as células de uma pessoa têm um cromossomo extra. 

Isso quer dizer que as pessoas diagnosticadas com a síndrome têm 47 cromossomos em suas células, em vez de 46, como a maior parte da população.

Tal formação genética implica em algumas particularidades, como a possibilidade de maior incidência de doenças, além de personalidades e características únicas.

É importante lembrar que a Síndrome de Down afeta todas as pessoas de maneira diferente, e todas elas têm suas próprias necessidades específicas.

As crianças com Síndrome de Down geralmente aprendem e evoluem mais lentamente do que a maioria das outras crianças. No entanto, nem todas as áreas de desenvolvimento são igualmente afetadas.

Há um padrão específico de características cognitivas e comportamentais que são observadas em crianças com Síndrome de Down, que é diferente daquele observado em crianças com desenvolvimento típico e crianças com outras condições.

Ao entender como o desenvolvimento e a aprendizagem são diferentes para os pequenos com Síndrome de Down, podemos oferecer estratégias de educação e terapias muito mais eficazes. Confira abaixo: 

  • DESENVOLVIMENTO SOCIAL:

As habilidades sociais de crianças com Síndrome de Down são relativamente mais fáceis de serem trabalhadas do que em outras áreas do desenvolvimento.

Bebês com Síndrome de Down olham para rostos e sorriem apenas uma ou duas semanas mais tarde do que outras crianças, demonstrando que eles geralmente são bem sociáveis. Eles gostam de se comunicar e fazem bom uso de habilidades não-verbais, incluindo balbuciar e gestos em situações sociais.

Além disso, as crianças com Síndrome de Down, em sua maioria, continuam a desenvolver muito bem suas habilidades sociais e têm um comportamento apropriado, embora, em alguns casos, possam desenvolver comportamentos difíceis, especialmente aquelas com atrasos maiores no desenvolvimento da fala e da linguagem.

  • APRENDIZAGEM COM SUPORTES VISUAIS:

Pesquisas sugerem que as crianças com Síndrome de Down aprendem melhor quando podem ver as coisas de maneira ilustrada. Essa descoberta foi demonstrada em uma série de áreas de desenvolvimento, incluindo a aquisição da linguagem, habilidades motoras e alfabetização.

Isso sugere que o aprendizado será mais eficaz quando as informações forem apresentadas com o apoio de imagens, gestos ou objetos.

  • LEITURA DE PALAVRAS:

Muitas crianças com Síndrome de Down podem desenvolver habilidades de leitura antes do que seria esperado para seus níveis cognitivos e de linguagem.

A leitura é uma importante contribuição para o desenvolvimento do vocabulário e da linguagem de todas as crianças, e isso pode ser um benefício especial para crianças com Síndrome de Down, devido aos atrasos específicos de linguagem.

Além destas características, os portadores da Síndrome apresentam algumas dificuldades no aprendizado e desenvolvimento. Veja abaixo:

  • DESENVOLVIMENTO MOTOR:

As habilidades motoras se desenvolvem em um ritmo mais lento em crianças com Síndrome de Down. Esses “atrasos” reduzem as oportunidades dos bebês de explorarem e aprenderem sobre o mundo ao seu redor e, portanto, afetam ainda mais o desenvolvimento cognitivo.

Além disso, o controle motor oral deficiente também pode afetar o desenvolvimento das habilidades de linguagem.

  • LINGUAGEM EXPRESSIVA, GRAMÁTICA E CLAREZA DE FALA:

Crianças com Síndrome de Down apresentam atrasos específicos no aprendizado do uso da linguagem falada em relação à compreensão não verbal.

As crianças experimentam dois tipos de dificuldades expressivas – atraso em dominar estruturas de frases e gramática, e dificuldades específicas em desenvolver uma produção de fala clara.

O atraso da linguagem também leva ao atraso cognitivo, já que grande parte do aprendizado durante as nossas vidas acontece por meio da linguagem, que é internalizada para o pensamento, a lembrança e a auto-organização.

  • HABILIDADES NUMÉRICAS:

A maioria das crianças com Síndrome de Down tem dificuldades com habilidades numéricas básicas, mas ainda há necessidade de mais pesquisas sobre as razões para isso.

Atualmente, o melhor conselho disponível é aproveitar o que se sabe sobre os pontos fortes de aprendizagem das crianças e usar sistemas de ensino de matemática que fazem uso total de suportes visuais para ensinar conceitos de números

  • MEMÓRIA VERBAL DE CURTO PRAZO:

A memória de curto prazo é o sistema de memória imediata, que mantém as informações “na mente” por curtos períodos de tempo e apoia todo o aprendizado e todas as atividades cognitivas. Ela possui componentes separados especializados para processamento de informações visuais ou verbais.

A capacidade das crianças com Síndrome de Down de reter e processar informações verbais não é tão boa quanto a de reter e processar informações visuais. Por isso, esses problemas de memória verbal de curto prazo tornam mais difícil aprender novas palavras e frases. Eles também tornam mais difícil o processamento da linguagem falada e isso pode afetar negativamente o aprendizado em sala de aula.

Estudos sugerem que a memória verbal pode ser melhorada quando apoiada por fotos que sejam relevantes. Essas informações levaram educadores a enfatizar a importância do uso de suportes visuais, incluindo imagens, sinais e desenhos, ao ensinar crianças com Síndrome de Down, já que essa abordagem faz pleno uso de suas habilidades de memória visual mais fortes.

A Síndrome de Down é uma condição ainda muito estereotipada e que, mesmo com a quantidade de informação que temos hoje, infelizmente poucas pessoas realmente a conhecem e entendem como transformar o aprendizado das crianças.

Esperamos ter ajudado um pouco mais a disseminar esse conhecimento e lembrar que esses pequenos são capazes de absolutamente tudo! 

Não deixe de conferir outros dos nossos artigos. Em um deles, trouxemos um passo a passo super divertido de um tangram gigante para você montar junto com os pequenos. Confira clicando aqui.

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