Whatsapp de Vendas: 14.99842-0526 Minha Conta
Alt da imagem
  >  Sem categoria   >  Aprenda a fazer sua própria caixa sensorial

Aprenda a fazer sua própria caixa sensorial

Crianças são exploradoras natas e utilizam seus sentidos, especialmente o tato, para descobrir o mundo e identificar tudo o que há ao seu redor. 

Por isso, é importante que desde cedo tenham contato com objetos de diversas cores, tamanhos e texturas que auxiliem no desenvolvimento da coordenação motora, da atenção, do equilíbrio, da memória e da criatividade.

Listamos alguns dos benefícios da caixa sensorial para a criança, confira:

  • Estimula a concentração;
  • Desenvolve a coordenação motora fina através da manipulação dos objetos;
  • Ajuda a construir competências linguísticas, através do aprendizado de novas palavras
  • Promove a consciência espacial, raciocínio matemático e exploração científica e instiga a curiosidade natural; e
  • Auxilia no desenvolvimento de mecanismos mentais para solução de problemas.

Descubra como montar uma caixa sensorial:

O primeiro passo para criar sua caixa sensorial é escolher um tema – nossa dica é que utilize objetos relacionados à primavera.

 Depois, basta montá-la criando um fundo e inserindo os objetos temáticos.

  • Para o fundo você pode utilizar água e gelatina (caso sua caixa seja de plástico), ou então areia, grama e folhas secas.
  • Os objetos utilizados para estimulação do tato poderão ser de texturas, cores e cheiros variados, como flores, pinha, garrafinhas pet com arroz e pedras decorativas.**

É importante apresentar a caixa e cada objeto para a criança e deixá-la explorar os sentidos com essa divertida atividade.

**Tenha cuidado ao escolher os itens que vão compor a caixa, lembrando que as crianças pequenas têm a tendência de levar os objetos à boca, razão pela qual é recomendável evitar objetos muito pequenos e supervisionar muito atentamente a brincadeira.

Inspire-se com nossa dica e, use sua criatividade para montar caixas sensoriais com os mais diversos temas! Gostou dessa dica? Não deixe de conferir outros dos nossos artigos. Em um deles trazemos algumas dicas de filmes para assistir com as crianças durante a quarentena. Confira clicando aqui.

Postar um comentário